Entrevista com o Criador [3] - Entrevista com Márson Alquati

13 fevereiro 2011

B&B:Olá Márson. Para começar queria saber se você teve alguma inspiração para escrever os livros da série Ethernyt, se sim quais?
Márson:A inspiração veio de tudo o que já li ou assisti, pois além de ler também adoro cinema. Sendo assim, procurei captar todos os elementos de que mais gostei nos livros e filmes e inseri-los na trama da minha história, da mesma forma que tive o cuidado de excluir tudo o que não me agradava. Mas o fiz, cuidando sempre para não incorrer em plágio, buscando a originalidade e a quebra de paradigmas acima de tudo. Ethernyt é uma trilogia ficcional e, como toda boa ficção, o seu maior objetivo é contar uma história que, ao mesmo tempo, seja inédita, atraente, polêmica e divertida, proporcionando, acima de tudo, agradáveis momentos de lazer e diversão ao seu público leitor. Que possa conduzir a um mundo de ação, suspense, mistério e romance; e simultaneamente levantar alguns questionamentos e transmitir uma vasta gama de informações e curiosidades interessantes. E, somando-se a isso, tenciono ainda quebrar alguns paradigmas, apresentando uma nova proposta inerente à temática “anjosXdemônios”. Os anjos e os demônios da minha história são seres ímpares, diferentes de tudo o que já foi escrito a respeito dessa temática. Eles não são seres místicos e nem divinos, pelo contrário, são de carne e osso, possuem defeitos e virtudes e podem ser mortos. Os anjos, apesar de representarem o lado do bem, não são perfeitos. Eles são passíveis de erros e crueldades, da mesma forma que os demônios igualmente não são de todo maus. A minha proposta é: tanto o Bem quanto o Mal não são absolutos. E isso é apenas uma das muitas inovações que me propus trazer à tona em Ethernyt. Acho fundamentalmente necessária a inovação, não só na literatura, mas em qualquer área. Novos ângulos de vista sobre qualquer assunto são sempre interessantes e bem-vindos, pois despertam a curiosidade, enquanto que os já batidos tornam-se comuns e com o tempo tendem a ficar enfadonhos e repetitivos. Isso serve para qualquer temática de qualquer gênero.

B&B:Qual seu autor favorito?
Márson:Eu, particularmente, adoro literatura fantástica, em todos os seus subgêneros. Por isso, autores que me inspiram são André Vianco, Stephen King, C.S. Lewis, J.K. Rowlings, Isaac Asimov e Rick Riordan. Igualmente aprecio os estilos Tolkien, Dan Brown e os polêmicos J.J. Benitez, Erich Von Däniken e Zecharia Sitchin, além dos inúmeros autores nacionais que em nada deixam a desejar em relação aos estrangeiros. Enfim, todos possuem uma pequena parcela de culpa de eu também ter me tornado um contador de histórias (rsrsrsr).
B&B:Qual sua série de livros favorita?
Márson:Dentre tantas, a série que mais mexeu comigo foi “Operação Cavalo de Tróia” de J.J. Benitez, composta atualmente de oito volumes. O autor conseguiu misturar ficção científica, aventura e história de forma magistral. 

B&B:Você leva em média quanto tempo para escrever seus livros?
Márson:Entre as pesquisas que consomem 50% do tempo e a escrita propriamente dita, levo algo em torno de um ano para escrever cada livro.

B&B:Você acha que as ondas literárias aproximaram os jovens da leitura?
Márson:Com certeza! Eu, particularmente, adoro o gênero voltado ao público jovem. Sou um grande fã de “Nárnia”, “Percy Jakson” e “Harry Potter”. São verdadeiras obras primas, inspiradoras, divertidas e bastante eficazes naquilo a que se propõem. Se hoje possuímos tantos leitores jovens devemos às ondas literárias que estas séries, dentre outras, desencadearam a níveis globais.

B&B:Algum fã já te surpreendeu alguma vez?
Márson:Sempre me surpreendo quando sou inadvertidamente parado na rua (o que vem ocorrendo com frequencia cada vez maior nos últimos tempos) por fãs, até então desconhecidos, mas interessados em conversar, tecer comentários sobre os meus livros, elogiando ou criticando-os, pedir autógrafos ou simplesmente desejando me conhecer melhor. Talvez a razão disso seja o fato de que amo os meus leitores, acima de tudo, pois tenho plena consciência de que tanto eu como a minha obra nada seríamos sem eles.

B&B:Muitos autores ouvem música enquanto escrevem,dizem que isso os ajudam. Você concorda e faz o mesmo?
Márson:Eu leio muito. Um livro por semana, algo em torno de cem páginas por dia, em média. Acredito que não existe um bom autor que não seja antes um bom leitor. Mas na hora de escrever, eu prezo o silêncio e a tranquilidade, o que me ajuda a concatenar melhor as ideias e a me concentrar naquilo que estou fazendo.
B&B:Bom, é isso Márson, gostaria de deixar um recado pros leitores do blog? Fique a vontade.
Márson:A literatura é, e sempre foi, a base cultural de toda e qualquer sociedade. Além de nos proporcionar momentos agradabilíssimos recheados com muita aventura, emoção, fantasia, mistério e romance, a literatura fantástica, por exemplo, agrega ainda um inestimável valor cultural aos nossos conhecimentos pré-existentes. Sem contar as inúmeras mensagens e lições de vida embutidas em suas maravilhosas histórias. Agradeço a oportunidade ao Erik, e obrigado pelo carinho de todos vocês que disponibilizaram uma parcela do seu tempo para ler esta entrevista. De minha parte, fica apenas o desejo de que possamos perpetuar a nossa relação de amizade através dos livros da Trilogia Ethernyt, que espero, correspondam positivamente às suas expectativas, conduzindo-os a agradáveis viagens pelo universo mágico da ficção, com escalas nos fantásticos mundos da aventura e da fantasia, inspirando e promovendo diversão e satisfação a todos. E, para finalizar, gostaria de me despedir deixando com vocês uma frase do imortal Mário Quintana de que gosto muito: “OS VERDADEIROS ANALFABETOS NÃO SÃO AQUELES QUE NÃO SABEM LER E SIM OS QUE SABEM E NÃO LÊEM”.
Abaixo seguem os links para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a minha obra.
Afetuosos abraços!

E-MAIL:
marsonalquati@hotmail.com

SITE OFICIAL:
http://www.ethernyt.com.br

BLOG:
www.ethernyt.blogspot.com

BOOKTRAILLER:
http://www.youtube.com/watch?v=ztqcjzG_2v4

Só temos a agradecer ao Márson,e logo mais tem mais entrevista pra vocês!

Um comentário:

  1. Muito boa a entrevista, eu não li os livros desse escritor, mas parecem ótimos.

    ResponderExcluir

Blog contents © Minimalist 2012. Blogger Theme by Nymphont.