Resenha - A Invenção de Hugo Cabret, by: Brian Selznick

31 outubro 2011

Autor:Brian Selznick
Editora:SM
Ano:2011
Páginas:532
Comprar:Submarino

A invenção de Hugo Cabret, conta a história de Hugo, como o próprio nome já diz. Quando era menor seu pai e ele trabalhavam no projeto de re-construir um antigo autômato, encontrado pelo pai de Hugo no porão do museu em que trabalha. Um dia, Hugo perde seu pai e o autômato em um incendio, e é criado por seu tio apartir daí que o ensina a roubar e a arrumar os relógios da estação, para ajudá-lo. Hugo encontra os escombros do incêndio o autômato destruído, e se compromete á consertá-lo, convencido de que isso iria salvar sua vida. Seu tio que costumava beber, um dia desaparece obrigando Hugo a cuidar sozinho dos relógios  estação, para conseguir arrumar os autômato, e evitar ser levado ao orfanato. Depois de conhecer o velho dono da loja de brinquedos é que as coisas se complicam, ele é obrigado á decifrar os segredos por traz do velho para descobrir a mensagem deixada escondida pelo seu pai no autômato, e para isso contará com amigos que conquistará no meio do caminho.

A história foi muito bem desenvolvida,  e tem personagens envolventes como Hugo ou Isabelle, o autor, também desenhista, aborda o cinema em grande parte do livro, e o filme Uma Viagem á Lua de Georges Méliès e de suma importância na história.  O livro, lá pelo meio, quando todos os mistérios começam a se explicar, deixa agente sem querer parar de ler nem por um segundo.

A narrativa não perde a graça em nenhum momento, e ainda vem acompanhada de belas ilustrações, feitas pelo próprio autor, além de belas fotos de filmes e da história do cinema.  Hugo sem amigos nenhum vai encontrando a amizade a cada página do livro.

– Você sabe o que tem debaixo do meu tapa-olho? [...]
– Seu Olho?
– Não, perdi eu olho quando era menino [...]
Etienne pôs os dedos sob o tapa-olho e tirou dali uma moeda, que estendeu para Hugo
 – É o único truque de mágica que conheço – disse Etienne – Vai lá e pague pelo livro.
E não tinha lugar melhor para ser contada essa história, do que Paris, onde foi lançado o cinema, pelos irmãos Lumière no fim do século XIX. No livro é explicada a história do cinema, trazendo mais cultura à leitura. Georges Méliès também tem uma grande importância, até então desconhecida no início do livro.

Hugo estava soluçando. Ao tentar se livrar do velho notou uma coisa esquisita. O velho parecia ter lagrimas nos olhos também [...]
- Vá embora – Murmurou o velho soltando Hugo – Apenas vá embora. Acabou.

O livro vem todo em páginas com bordas pretas, com uma diagramação bonita e simples, a história de Hugo aliás, já tem data marcada para estreiar nas telonas do cinema, quem quiser ver vou deixar alguns links interessantes e que tem haver com o livro a baixo.

#Links Extras
-Assista Viagem à Lua de Georges Méliès (1902)
-Trailer da adaptação do livro para o cinema.
Capa:★★
História:★★★★★
Habilidade do Autor:★★★★★
Nota Geral:★★★★

Um comentário:

  1. Não o livro mas assisti o filme e não gostei. Achei o filme muito parado e fica sem acontecer algo relevante muito tempo. Mas confesso que posso não ter gostado por ser um Drama muito longo. Abrc!

    ResponderExcluir

Blog contents © Minimalist 2012. Blogger Theme by Nymphont.