Volume Máximo Extra:[1] - Sertanejo Universitário: o Pop do Brasil?

08 fevereiro 2012


É visível que no Brasil, investe em massa na música sertaneja, enquanto a maioria dos países investe mais em outro tipo de música, variados, sim, mas a maior parte é visível, no Pop. A prova disso é que, nas premiações músicas, quem reina nas indicações? Artistas que cantam Pop. E então, seria o Sertanejo Universitário o Pop do Brasil? A cada dia novos cantores sertanejos dão as caras por aí.
                
O ponto é a maior parte do sertanejo não é realmente boa para merecer essa popularidade toda, que está chegando até no exterior com a tal da musica Ai se eu te pego, uma música, aliás, que eu costumo dizer que a letra é feita de refrão, porque repete a mesma coisa durante toda a música, Ai se eu te pego, aliás, é uma musica que tem a cara de funk, concordam comigo? Só faltava ter alguma coisa sobre drogas no meio.
                
Ai se eu te pego, é um caso a parte, a grande parte de músicas sertanejas falam sobre uma mulher, que deixou o cara, foi ficar com outro, ou coisa parecida. Ou seja, ninguém merece né, ouvir música de corno, não faltando com respeito com quem escreveu, mais, sério, a vida tem tantas coisas, vocês me falam logo de quando vocês foram chifrados? Que tal uma música que passe uma moral? Uma mensagem de verdade? Já chega de mulheres. César Menotti e Fabiano, por exemplo, posso não ter ouvido todas as músicas deles, mas as poucas que ouvi, para mim soaram como uma declaração de amor.


Mas sobre o Universitário, sim, já vi musicas boas neste meio sim, mas a criatividade foi parar a aonde na hora de criar um refrão que só fala, Tchê rere tche tche? Acho que esse foi o pior refrão da história, e o Brasileiro mesmo assim aplaude. Acho que deveríamos deixar de ser do tipo de população que se deixa levar pelos hits do verão, e abrir os olhos para o que é bom e ruim.  Luan Santana é o tipo de sertanejo universitário que eu aplaudo, sem musicas com baixarias, sem músicas com traição etc.

Não que eu não goste de Sertanejo, longe de mim não gostar de uma música que faz parte da nossa cultura! Mas claro, gosto do sertanejo bom, ouçam Evidências de Chitãozinho & Xororó, e vocês vão saber o que é um sertanejo bom, com uma boa letra, e diferente de tudo, sem ser clichê como todos. Para os interessados também existe o Sertanejo Teen, que são músicas mais românticas, e do que ouvi até agora, cumpriu o que prometia.Enfim, compositores de sertanejo, por favor, que tal inovar? Existe um mundo a sua volta, só basta explorá-lo. O mundo não é feito de mulheres, e traições. Fica a dica.

Obs: Essa é a minha opinião, se você gosta de sertanejo não se sinta ofendido. Não tenho nada contra as músicas, apenas acho que poderiam mudar um pouco. Música é como livro, você ler um livro sobre o mesmo assunto, quase idêntico, muitas vezes enjoa, concordam?

2 comentários:

  1. Oie Eric como vai?
    Seu texto foi quase um desabafo... e faço algumas de suas palavras minhas tbm!
    Concordo que a massa (rs) prefere ouvir aquilo que tá mais facilmente ao alcance e é aterrador pensar que o sertanejo nem de longe é o pior que temos por aí...
    Quem sabe isso mude um dia!
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  2. Gosto de vários estilos musicais, apesar de não ser super fan do sertanejo até gosto de alguma músicas mas do sertanejo raiz como você também mencinou. O problema nem é muito esta estilo novo de sertanejo chamado Universitário, para mim o que incomoda mais é proliferação de duplas neste estilo como se fosse uma praga! Não quero ofender a música que eles fazem mas sim a repetição de temas de letras e até mesmo a repetição de melodias. Abrc!

    ResponderExcluir

Blog contents © Minimalist 2012. Blogger Theme by Nymphont.