Resenha:Percy Jackson & Os Olímpianos #1 - O Ladrão de Raios

05 junho 2012

Autor: Rick Riordan
Editora:Intrínseca
Ano:2008
 Páginas:400
Comprar:Submarino


O Ladrão de Raios, conta a história de Percy Jackson, nosso personagem principal, que durante toda a sua vida acreditou que era dislexo e com déficit de atenção, até que descobre ser um semideus, filho de um deus, Posseidon, e que esta sendo acusado de roubar o raio mestre de Zeus, e que se não o devolver, irá desencadear uma guerra entre Zeus e Posseidon.

Percy vai para o acampamento Meio-sangue, e precisa enfrentar um minotauro antes de entrar, lá ele é treinado. Percy é enviado para uma missão com Annabeth, filha de Atena e Grover, um sátiro (também conhecido como fauno, metade bode e metade humano), afim de descobrir o verdadeiro paradeiro do raio de Zeus, e salvar sua mãe das garras de Hades, seu tio, que a sequestrou, durante a aventura recebe ajuda do pai e descobre aos poucos os poderes que possui.
Depois que assimilei o fato de meu professor de latim ser um cavalo, fizemos um passeio agradável, embora tivesse o cuidado de não andar atrás dele. Havia participado algumas vezes das rondas com pazinhas para recolher cocô de cachorro na Parada do Dia de Ação de Graças da loja Macy's e, lamento dizer, não confiava na parte de trás de Quíron tanto quanto confiava na da frente.
Personagens são muito bem elaborados, Annabeth é filha de Atena, e por isso está em seu sangue ter sempre boas estratégias, Grover é um sátiro, e consegue ter algum contato verbal com animais. O fato de o livro ser narrado em primeira pessoa me incomoda um pouco, talvez por que a meu ver, se em terceira pessoa, talvez pudesse ter uma dimensão me maior.
-- Bem, Percy, o que aprendemos hoje?
-- Que cães de três cabeças preferem bolas de borrrachas a pedaços de pau?
-- Não. Aprendemos que seus planos são muito, muito ruins!
Para completar sua missão, o trio precisa passar por diversos lugares, Nova York, Las Vegas e Los Angeles, onde enfrentam diversos monstros da mitologia grega como a Medusa, Cérbero, etc. É impossível deixar de comparar O Ladrão de Raios com Harry Potter. Percy seria Harry; Gabe o padrasto de Percy, o tio de Harry, Sr. Dursley; Quíron, professor de Percy no acampamento meio sangue, uma espécie de Dumbledore; e o acampamento seria Hogwarts. Annabeth e Grover seriam respectivamente Rony e Hermione.
"Será? Qual é a coisa mais comum que os deuses faziam nas velhas histórias? Eles andavam por aí se apaixonando por seres humanos e tendo filhos com eles. Você pensa que eles mudaram os hábitos nos últimos poucos milênios?"
O livro para mim peca na falta de ação, os momentos em que ação realmente acontece, são poucos e rápidos, ficando somente na mesma durante toda a missão, não sei explicar direito o que faltou no livro, mas não funcionou para mim, não gostei tanto, e achei o filme em muitos aspectos, dezenas de vezes melhor. Mesmo assim vou ler O Mar de Monstros, e dar outra chance a série e a Rick Riordan, por que nesse primeiro livro a história foi bem morna.
"Em seu bolso havia um conjunto de flautas de bambu que o papai-bode esculpira para ele, muito embora ele conhecesse duas músicas: o Concerto para Piano n. 12, de Mozart, e So Yesterday, de Hilary Duff, e ambas soassem muito mal em flautas de bambu."
A capa é linda, capitulação perfeita da maneira que eu gosto, com a mesma fonte da capa, as letras das páginas são pequenas, poderiam ser um pouco maior, e precisam dar um jeito naquelas letras metalizadas que No meu caso desbotaram completamente na lombar e na capa a perna do R ficando O Ladrão de Paios. Livro bom, história interessante, mas entediante em muitas partes.

Um comentário:

  1. Li recentemente esse livro, e me arrependi muito de não ter lido muito antes, quero muito ler O Mar de Monstros *-*

    ResponderExcluir

Blog contents © Minimalist 2012. Blogger Theme by Nymphont.