Resenha:Querido John, by:Nicholas Sparks

29 novembro 2012

Autor:Nicholas Sparks
Editora:Novo Conceito
Ano:2006/2010
Páginas:288
Nota:★★★
Comprar:Book Depository


Ainda não decidi se odiei ou adorei Querido John, a história eu já conhecia, já havia visto o filme, mas ao ler o livro, me dei conta de o quanto Savannah é uma personagem tão perfeita que chega parecer impossível que exista alguém assim, e ao mesmo tempo, o quanto John foi idiota, largando seu amor, para lutar por seu país (eu não faria isso, afinal, quantos também não fariam isso, sem ter que sacrificar seu amor?).

“Querido John” se passa 2000; John Tyree, passando seu tempo de licença na casa do pai, conhece Savannah, uma jovem que está na cidade, junto a uma turma de amigos, para construir casas para doar a quem precisa. O casal começa a se aproximar, mas chega o dia em que John tem que voltar para a Alemanha, deixando Savannah para trás. Eles então começam a se falar através de cartas. Algum tempo se passa e o período de permanência de John no exercito esta perto do fim, quando acontece o atentado das torres gêmeas, e ele se realista a fim de ajudar o seu país.

Nicholas como eu disse deixou Savannah tão extremamente perfeita, que a personagem não tem capacidade de criar simpatia, porém, entendi a mensagem final, que fez com que o livro em um todo, tivesse seus erros perdoados. Querido John, não é tudo aquilo que dizem; não te faz chorar durante todas as páginas – A não ser que você seja uma manteiga derretida. Sinceramente a única parte que conseguiu me tocar, foram as três últimas páginas.
“Eu vivo prometendo pra mim mesmo que um dia eu irei cumprir aquela velha promessa de te esquecer.”
O pai de John foi o único personagem para quem eu torci que tivesse um futuro durante a leitura, mesmo sabendo o que aconteceria a ele, graças ao filme. Outra coisa que me incomodou foi o fato do livro ter sido escrito em primeira pessoa- aliás, estranhei isso, visto que todos os outros livros do autor que li foram escritos em terceira. O fato é que era estranho não saber em detalhes o que Savannah fazia longe de John, porém isso pode ser perdoado, e ao acabar o livro, você entende o que o autor planejou ao fazer isto.
E, finalmente, quero agradecer pela foto. Já coloquei na minha carteira. Você parece saudável e feliz, mas tenho que dizer que chorei quando a vi. Não de tristeza - embora eu tenha ficado triste, pois sei que não posso te ver -, mas de felicidade. A foto é uma lembrança de que você é a melhor coisa que já me aconteceu.” 
A capa do filme não em agrada; prefiro mil e uma vezes a americana, não gosto de capas com o pôster do filme, ou com modelos, ande o rosto destes aparecem. A diagramação é simples e lembra a de outros livros do autor, e um fato curioso, é a editora, ou o tradutor, optar por manter as aspas para indicar as falas, ao invés de, como a maioria dos livros, usar travessão, mas isso não se torna um erro, e sim um diferencial.

O romance não trás nenhuma inovação, se levarmos em conta as outras obras do autor, porém, Nicholas Sparks sempre terá um lugar reservado na minha estante, para todos os leitores que gostam de romances melosos, eu indico esta publicação de 288 páginas.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Minimalist 2012. Blogger Theme by Nymphont.