Resenha: Estilhaça-me, by:Tahereh Mafi

16 agosto 2012

Autor: Tahereh Mafi
Editora:Novo Conceito
Ano:2012
Páginas:304
Nota:★★★★★
Estilhaça-me conta a história de Juliette, uma garota que tem um toque que pode ser letal. Ela está aprisionada em uma espécie de manicômio há 264 dias com somente uma caneta e um caderno, que usa como ferramenta para não enlouquecer. A história começa a partir do dia em que Juliette ganha um companheiro de cela.

A narrativa começa completamente desorientada, refletindo o estado psicológico da garota que está aprisionada. Há parágrafos curtos, e a autora repete a mesma palavra por 5 linhas ou mais, e utiliza do efeito tachado. Juliette é levada até o prédio do reestabelecimento, uma espécie de governo que jurou melhorar o mundo devastado pelos humanos, e é lá que conhece Warner, um personagem complexo e obcecado pelo toque letal de Juliette.

Warner assedia a garota durante o livro, e a coloca em situações em que ela é obrigada a tocar, e assim torturar outras pessoas, ele quer que ela seja sua arma de tortura. No reestabelecimento ela também descobre que o seu companheiro de cela, Adam, era seu colega de escola, e os dois vivem uma paixão alucinante. Adam pode toca-la.

"Estou aprisionada há 264 dias. Não tenho nada senão um caderno e uma caneta quebrada e os números na cabeça para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48 m². Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento. Seis mil, trezentas e trinta e seis horas desde que toquei outro ser humano."

Os personagens são muito bem construídos, Warner é um personagem bastante complexo, e Juliette tem uma evolução evidente, podemos observar o quanto sua sanidade estava abalada enquanto era mantida prisioneira. Enquanto não podia ver o mundo lá fora.

A autora também utiliza demasiado da metáfora, mesmo assim tudo é muito bem colocado, e os momentos de ação e calmaria são bem posicionados na história. Diferente de Percy Jackson, por exemplo, a narrativa em primeira pessoa deste livro não se torna chato, por que o livro não tem a necessidade de ter uma expansão narrativa maior, a personagem não se autodesgraça, e com ela podemos entender melhor o que é o toque de Juliette.

"O calor de um abraço amigo, a força das mãos firmes unindo todos os meus estilhaços, o alívo e libertação de tantos anos de solidão. Este presente que ele me deu eu não posso retribuir."

A capa é linda, porém, prefiro a nova americana, com aquele olho. O próximo livro da trilogia chama-se Unravel-me, e deve sair ano que vem nos Estados Unidos. Em tradução livre o titulo seria Desvenda-me.

6 comentários:

  1. Ah eu gostei mais desta capa...rsrs Muito curiosa pra ler..ele já esta na minha lista de futuras compras mais terá q esperar um pouquinho...

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo viciado nesse livro e ele também o adora. Quero muito lê-lo já que são muitas as resenhas que o elogia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é linda, uma das mulheres mais bela estampada na capa de um livro. Gostei!
    Bye Bye man!

    ResponderExcluir
  4. A modelo usada para a capa do livro é mesmo linda, e a diagramação, nem se fala...
    Abraço, Lipe!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Essa modelo de Estilhaça-me não é só fantástica como também é linda! Palmas pra ela!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Não é um dos primeiros livros da minha lista para ler, mas um dia pretendo lê-lo, claro. Hoje costumo optar por livros que não tenham continuação, diria que eu estou fugindo de trilogia, como é o caso de Estilhaça-me. De qualquer maneira, o livro tem comentários positivos (até onde eu pesquisei), e livro bom é sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir

Blog contents © Minimalist 2012. Blogger Theme by Nymphont.